MotoGP anuncia adiamento do GP do Cazaquistão de 2024 por conta de enchentes

FIM, Dorna e IRTA anunciaram decisão de adiar GP do Cazaquistão para algum momento mais tardio do ano por conta de emergência climática na Ásia Central

A MotoGP, por meio de comunicado, que o GP do Cazaquistão de 2024 está adiado e ainda não tem data para acontecer. O anúncio aconteceu na manhã desta sexta-feira (3). De acordo com a nota, assinada pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Associação das Equipes (IRTA) e a detentora dos direitos comerciais Dorna, a razão é a emergência climática enfrentada por toda a região da Ásia Central, com enchentes que atingiram o Cazaquistão.

De fato, o Cazaquistão foi pego em cheio com muita chuva e diversas enchentes no mês de abril. Até 20 de abril, os números oficiais indicavam a morte de sete pessoas e um total de 118.200 pessoas evacuadas forçadamente ou desabrigadas em algum momento por conta das chuvas. Destas, 44.300 eram crianças. As regiões mais afetadas foram as do leste e norte do país, além de Atyrau, Aktobe, Akmola e Kostanai.

A decisão da categoria foi, portanto, não realizar a corrida no fim de semana de 16 de junho, conforme estava marcada. O campeonato ainda passaria pelos GPs da França, Catalunha e Itália até que estreasse em terras cazaques. Agora, a corrida será empurrada mais para frente, mas ainda não há definição ou pista sobre quando será realocada.

“A FIM, a IRTA e a Dorna Sports anunciam que o GP do Cazaquistão foi adiado para o final de 2024”, abriu o comunicado.

Circuito de Sokol, no Cazaquistão é uma das novidades da programação de 2024. Mas vai rolar? (Foto: Divulgação/MotoGP)

“Condições meteorológicas sem precedentes provocaram inundações em toda a Ásia Central, causando uma emergência nacional no Cazaquistão e deslocando grande parte da população. Não seria responsável por parte da MotoGP gerar qualquer encargo adicional às autoridades ou serviços enquanto trabalham para ajudar as dezenas de milhares de pessoas afetadas em todo o país”, seguiu.

“Portanto, o Circuito Internacional de Sokol não receberá a MotoGP nas datas previamente anunciadas, e quaisquer atualizações adicionais serão publicadas assim que confirmadas. Como nossa maior prioridade, a MotoGP envia as devidas condolências e apoio ao povo do Cazaquistão e a todos os afetados pelas inundações na Ásia Central. Esperamos que a nação, a região e as comunidades afetadas possam se recuperar o mais rápido possível”, finalizou.

O GP do Cazaquistão já havia sido incluído no calendário da temporada 2023, mas dificuldades sobretudo logísticas e de homologação da pista fizeram com que o evento fosse cancelado e a estreia do contrato de cinco anos jogada para 2024. Antes das chuvas, em fevereiro, o diretor-executivo da Dorna, Carmelo Ezpeleta, dizia que o Circuito Internacional de Sokol ainda não tinha todas as estruturas para realizar a prova e que, se tivesse de cancelar o evento novamente, não haveria substituição no calendário atual.

Além da dúvida que agora paira sobre o Cazaquistão, é bom lembrar que a MotoGP 2024 já perdeu o GP da Argentina, que teve de ser cancelado por conta dos cortes definidos pelo governo.

Moto2 volta a acelerar entre os dias 10 e 12 de maio, para o GP da França, em Le Mans, com a quinta etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

SENNA 30 ANOS – Por que os CARROS da F1 se tornaram tão PERIGOSOS em 1994
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.